terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estes depoimentos demonstram a importância e o valor do uso de metodologias diferenciadas na sala de aula, extrapolando os limites impostos pelos recursos tradicionais como quadro-de-giz e livro didático.
Essa proposta de trabalho mexe tanto com o aluno como com o profissional de educação de maneira a descê-lo do pedestal de proprietário do conhecimento. Aproposta de implementação está ótima e servirá de subsídios para novas ideias, tanto para o ensino em sala de aula quanto para demais atividades desenvolvidas pelo Colégio. (C. B. de O., Professora de Biologia de Ouro Verde do Oeste - PR, 2008).

O uso da pesquisa de opinião como metodologia serve para combater os dois maioresproblemas encontrados atualmente pelos professores de biologia, o pouco tempo para trabalhar a matéria e a falta de interesse dos alunos, pois esta metodologia proporcionará o envolvimento de toda a classe e o desenvolvimento de trabalhos extra classe, ampliando o tempo que os alunos estarão envolvidos com o tema. Também há a possibilidade do desenvolvimento do trabalho em equipe, o que estimula a discussão do tema e a exposição de idéias. Uma qualidade muito exigida atualmente pelo mercado de trabalho de todos os profissionais, ou seja, a capacidadede trabalhar em equipe, se adaptando ao meio e contribuindo para o desenvolvimento do mesmo. Porém, mais importante que o próprio desenvolvimento da pesquisa de opinião, será a análise e a discussão dos resultados obtidos, pois isso possibilitará a percepção da capacidade da turma no desenvolvimento de um trabalho em conjunto, assim como a massificação do conhecimento sobre o assunto. Sugiro que a conclusão da pesquisa de opinião, não se limite apenas a exposição dos resultados e a discussão dos mesmos, mas que os alunos desenvolvam projetos com o fim de promover soluções para os problemas encontrados e assim colocar em prática os conhecimentos resultados das discussões em sala de aula. (S. de F. B., Professora de Biologia de Araucária - PR, 2008).

A proposta apresentada me parece bastante pertinente à atual realidade escolar. Nossos alunos estão sim desmotivados, e uma grande parcela de culpa é realmente da escola que não tem sido atrativa o suficiente para eles. É preciso rever nossosconceitos e desenvolver metodologias mais eficazes. É possível que com esse tipo de atividade os alunos desenvolvam várias habilidades como: aprender a trabalhar em grupo, interpretar, produzir e se expressar. E, além disso, eles estarão mais integrados a sua realidade social, conhecendo os problemas e definindo ações possíveis de serem tomadas para solucioná-los. (E. A. da S., Professora de Biologia de Cruzmaltina - PR, 2008).

disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1-4.pdf Acessado em:07-10-2013 as 16:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário