Estes
depoimentos demonstram a importância e o valor do uso de metodologias
diferenciadas na sala de aula, extrapolando os limites impostos pelos recursos
tradicionais como quadro-de-giz e livro didático.
Essa
proposta de trabalho mexe tanto com o aluno como com o profissional de educação
de maneira a descê-lo do pedestal de proprietário do
conhecimento. Aproposta de implementação está ótima e servirá de subsídios para
novas ideias, tanto para o ensino em sala de aula quanto para demais atividades
desenvolvidas pelo Colégio. (C. B. de O., Professora de Biologia de Ouro Verde
do Oeste - PR, 2008).
O
uso da pesquisa de opinião como metodologia serve para combater os dois
maioresproblemas encontrados atualmente pelos professores de biologia, o pouco
tempo para trabalhar a matéria e a falta de interesse dos alunos, pois esta
metodologia proporcionará o envolvimento de toda a classe e o desenvolvimento
de trabalhos extra classe, ampliando o tempo que os alunos estarão envolvidos
com o tema. Também há a possibilidade do desenvolvimento do trabalho em equipe,
o que estimula a discussão do tema e a exposição de idéias. Uma qualidade muito
exigida atualmente pelo mercado de trabalho de todos os profissionais, ou seja,
a capacidadede trabalhar em equipe, se adaptando ao meio e contribuindo para o
desenvolvimento do mesmo. Porém, mais importante que o próprio desenvolvimento
da pesquisa de opinião, será a análise e a discussão dos resultados obtidos,
pois isso possibilitará a percepção da capacidade da turma no desenvolvimento
de um trabalho em conjunto, assim como a massificação do conhecimento sobre o
assunto. Sugiro que a conclusão da pesquisa de opinião, não se limite apenas a
exposição dos resultados e a discussão dos mesmos, mas que os alunos
desenvolvam projetos com o fim de promover soluções para os problemas
encontrados e assim colocar em prática os conhecimentos resultados das
discussões em sala de aula. (S. de F. B., Professora de Biologia de Araucária -
PR, 2008).
A
proposta apresentada me parece bastante pertinente à atual realidade escolar.
Nossos alunos estão sim desmotivados, e uma grande parcela de culpa é realmente
da escola que não tem sido atrativa o suficiente para eles. É preciso rever
nossosconceitos e desenvolver metodologias mais eficazes. É possível que com
esse tipo de atividade os alunos desenvolvam várias habilidades como: aprender
a trabalhar em grupo, interpretar, produzir e se expressar. E, além disso, eles
estarão mais integrados a sua realidade social, conhecendo os problemas e
definindo ações possíveis de serem tomadas para solucioná-los. (E. A. da S.,
Professora de Biologia de Cruzmaltina - PR, 2008).
disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1-4.pdf Acessado
em:07-10-2013 as 16:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário