terça-feira, 29 de outubro de 2013

Tipos de células sanguíneas

  • Um ser humano adulto possui cerca de 5 litros de sangue. Este é constituído por plasma e células sanguíneas. O plasma é o componente líquido do sangue, e contém (além de água) proteínas, nutrientes, hormonas, sais e resíduos do metabolismo. Tem cor amarela, devido à presença de bilirrubina (proveniente da degradação dos hemos). As proteínas plasmáticas são sintetizadas pelo fígado, e desempenham uma grande variedade de papéis: transporte de moléculas importantes, manutenção da pressão osmótica e coagulação. As células sanguíneas circulam suspensas no plasma e podem ser:
  • eritrócitos (ou glóbulos vermelhos). São as mais abundantes (>99%) células sanguíneas e contêm hemoglobina. São desprovidos de núcleo e organelas. São produzidos na medula óssea e degradados (após cerca de 120 dias) no baço e fígado. Para a sua formação é necessário ferro, ácido fólico e vitamina B12. A sua síntese é estimulada pela hormona eritropoietina, secretada pelos rins em resposta à diminuição do fornecimento de O2.
  • plaquetas (ou trombócitos). Fragmentos celulares de megacariócitos (grandes células poliplóides presentes na medula óssea em contacto com os vasos sanguíneos). São essenciais para a coagulação sanguínea.
  • leucócitos(ou glóbulos brancos). Responsáveis pela resposta imunitária. Dividem-se em :

·         monócitos (que após deixarem a circulação sanguínea se diferenciam em células fagocíticas especializadas: os macrófagos);
·         linfócitos;
·         granulócitos polimorfonucleados
·         basófilos, que secretam histamina, um mediador importante da resposta inflamatória;
·         eosinófilos , que atacam parasitas multicelulares e estão envolvidos nas respostas alérgicas;
·         neutrófilos, que realizam a fagocitose.
As células sanguíneas são produzidas na medula óssea a partir de células estaminais adultas que se diferenciam progressivamente sob controlo de diversos fatores hematopoiéticos.

DISPONÍVEL EM: http://www2.ufp.pt/~pedros/qfisio/sangue.htm ACESSADO EM: 29-10-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário